segunda-feira, 25 de abril de 2011



No Alentejo, a tradição de Páscoa está muito ligada à segunda-feira de Páscoa, na qual, de uma maneira geral, os alentejanos vão para o campo desfrutar da beleza primaveril que nos inunda de cores e cheiros, abrindo o apetite para a gastronomia tradicional neste dia: o borrego e o folar.

Sou Alentejana, e claro, não fui excepção. Hoje, fui acompanhada pelos meus pais e o nosso novo membro (a minha maninha mais nova) ao campo.

Além da semana que todos os anos passamos na praia, esta Segunda - Feira é o dia mais esperado do ano.

Revolução dos Cravos



Afinal o que foi o 25 de Abril? O que aconteceu de tão importante nessa data?

Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, quem governou Portugal até esse dia foi Salazar e, logo a seguir, Marcelo Caetano. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.

Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país: acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos. As pessoas gritavam:
«O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO».

Por este motivo, o dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e é feriado nacional.

Mensagem de Páscoa a Todos os Blogueiros e Leitores


As flores desabrocham e os pássaros cantam. Escondemos os ovos (se encontrares um, agarra-o). Olha, um coelhinho a saltitar! Feliz Páscoa!

Desejo-te felicidade nesta época de renovação.

sábado, 23 de abril de 2011

Benfica-F.C. Porto, 1-2 (crónica)


Olá, quando hoje cheguei ao blog reparei que faltava alguma coisa. O Porto é o campeão de 2010/11, eu sou portista ferrenha e nem me lembrei de fazer uma postagem sobre isso no blog. Tenho 20 e tais blogs, é claro que nem sempre posso fazer tudo, mas isto não podia faltar. Deixo - vos com a crónica de um campeão que não quis esperar, e se sagrou à 25º jornada. O autor é Ricardo Gouveia.

O F.C. PORTO É CAMPEÃO. Em pleno Estádio da Luz, a equipa de André Villas Boas não esperou mais e reclamou o título com uma vitória por 2-1. Um jogo intenso, de emoções fortes, duas expulsões e com Gaitán ainda a acertar no poste nos descontos. A verdade é que o novo campeão foi melhor do que o seu antecessor e merece levar o troféu para casa.

Por tudo o que estava subjacente a este jogo, sentia-se uma enorme tensão no ar, nas bancadas e mesmo no relvado, logo depois do primeiro apito de Duarte Gomes. A bola largava faíscas e quem soubesse gerir melhor estas energias, ganhava desde logo vantagem. E foi aqui que o F.C. Porto começou a ganhar. Desde o primeiro minuto, a equipa de Villas Boas soube ocupar melhor os espaços, foi mais solidária e eficaz.

O Benfica acusou mais a tensão, perdia muitas bolas no seu meio-campo, sentia dificuldades em sair a jogar e rapidamente partiu-se em dois, com cinco argentinos bem adiantados na frente e apenas Javí Garcia mais recuado, colado à defesa. A equipa de Jesus prescindia do meio-campo para apostar num jogo mais directo, com longos lançamentos ou rápidas arrancadas de Fábio Coentrão pela ala. Uma aposta que raramente surtia efeito porque, pelo meio, estava o F.C. Porto.

Moutinho, Fernando e Guarin mandaram a seu bel-prazer na zona central, recuperando aí muitas bolas e mantendo a pressão sobre a defesa do Benfica que, cedo, começou a expor as suas fragilidades. Primeiro Aírton, o elo mais fraco, a render Maxi Pereira, mas sem o fulgor do uruguaio. Depois um Javí Garcia nervoso que acumulou erros atrás de erros, como é exemplo o lance do primeiro golo. Com muita cerimónia para aliviar, o espanhol acabou desarmado por Guarin em plena área do Benfica. O colombiano arrancou até à linha de fundo e rematou quase sem ângulo. Roberto, ao tentar agarrar a bola, fez o resto.

a href= http://www.maisfutebol.iol.pt/jogo/79693 target=_blank>Confira a FICHA DO JOGO e as notas dos jogadores

Da mesma forma como o Benfica começou a perder o título, o F.C. Porto começava a ganhá-lo, aos 9 minutos, mas ainda não estava tudo escrito. Nove minutos volvidos, Jara tenta controlar uma bola na área e, pressionado por Otamendi, caiu. Duarte Gomes não teve dúvidas e Saviola assinou o empate. O jogo estava agora mais aberto, o Benfica recuperava confiança, mas, volvidos outros nove minutos, Guarin, mais uma vez com espaço, lançou Falcao para a área, Roberto faz a mancha e derrubou o colombiano. Hulk, frente ao espanhol, não perdoou e voltou a cheirar a título na Luz.

Um cheiro que se intensificava, porque para além da vantagem, o F.C. Porto era de facto a melhor equipa em campo. Ganhava quase todas as segundas bolas, não por acaso, mas porque ocupava melhor os espaços, mantendo uma pressão intensa que o Benfica não se conseguia libertar. Era urgente corrigir e Jesus assim o fez, ao intervalo, trocando Jara por Cardozo e Aimar por Peixoto, juntando este último a Javí Garcia, procurando, assim, reequilibrar as forças a meio-campo. Na balança continuavam a pesar mais os erros do Benfica, como o pontapé de Sidnei que acertou em cheio em Falcao e ofereceu nova oportunidade que o colombiano desperdiçou.

A complicar a vida a Jesus, Aírton não resistiu a mais uma arrancada de Varela, lesionou-se e obrigou o treinador a esgotar as substituições, com a entrada de Jardel. Quando parecia que o Benfica começava a baixar os braços, a correlação de forças sofeu novo abalo. Cardozo, lançado por Gaitán, foi derrubado por Otamendi que viu o segundo amarelo. Villas Boas reagiu de imediato, abdicando de Varela e Falcao, para compor a defesa com Maicon e redesenhar o meio-campo com Belluschi.

O Benfica ainda foi buscar forças para, com um golo, tentar adiar a festa do rival, mas o F.C. Porto não estava disposto a esperar mais. Cardozo foi expulso, Gaitán atirou ao poste nos descontos, mas a festa era mesmo azul e branca.

Reciclagem marca Dia da Terra


O dia da Terra passa quase despercebido em Portugal. Criado em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Neson, manifesta-se essencialmente nas escolas do país.

O que começou, em 1970, como um protesto nacional contra a poluição, é assinalado à escala mundial, com iniciativas centradas na preservação do Planeta e na importância da reciclagem.

Por todo o país decorrem actividades que comemoram o Dia da Terra, assinalado mundialmente, a partir de 1990, no dia 22 de Abril.

No Porto o projecto "Together Green", vai oferecer flores na Rua S. Francisco Xavier. Se um dos 78 estudantes de “t-shirt” verde mobilizados para a campanha lhe oferecer flores não estranhe, não é "Impulse", é o Dia da Terra.

Em Águeda, 50 organizações de todo o município vão distribuir contentores de recolha selectiva de óleos. Há ainda actividades ligadas à reciclagem, visitas guiadas ao Parque da Alta Vila, actividades ao ar livre e jogos tradicionais. A transformação de resíduos, rastreios de saúde, peças de teatro e a sensibilização para boas práticas de poupança de água pretendem deixar, ainda, uma marca no Planeta.

Em Ferreira do Alentejo, a câmara municipal está a fazer campanhas de sensibilização ambiental através do projecto "Ferreira sustentável". Direccionado para alunos do jardim-de-infância e do 1º ciclo, promove oficinas de reciclagem e de instrumentos musicais, concebidos através da reutilazação de materiais.

Na Lourinhã, sessões de Educação Ambiental sobre Compostagem Doméstica assinalam o 22 de Abril, Dia da Terra.

Em Lagoa, nos Açores, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e a Ecoteca de Lagoa, da Rede Regional de Ecotecas da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, promovem no próximo sábado, um safari geológico de autocarro e pequenos percursos a pé.

Em Lisboa, inserido nas comemorações do dia da Terra, a câmara anunciou que a partir de Maio dar-se-á início à lavagem das ruas e rega de árvores com água reutilizada.


2009-04-22
Jornal de Notícias

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Amizade



Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos...

Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido... Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre...

Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nos e-mails trocados...

Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo...

Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!

A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos...

Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado... E nos perderemos no tempo...

Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!

Vinícius de Moraes

Explosão de Estrela Poderá Originar Dois Sóis Este ano


Um segundo Sol poderá ser observado a partir da Terra ainda este ano. De acordo com relatórios, uma estrela gigante, a Betelgeuse, transformar-se-á brevemente numa supernova, causando o fenómeno cósmico.
A confirmar-se, a explosão provocará o maior clarão da história do planeta.

Apesar de a estrela gigante estar localizada na constelação de Orion, a 640 anos-luz de distância, a explosão será tão violenta que tornará a noite em dia e será possível ver no céu dois sóis durante algumas semanas.

Os cientistas não conseguem prever a data exacta do fenómeno, mas a explosão da Betelgeuse está prevista para breve.